
A hérnia discal consiste num deslocamento do conteúdo do disco intervertebral – o núcleo pulposo – através da sua membrana externa, o anel fibroso, geralmente na sua região posterolateral. É uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar e pode provocar dores nas costas e alterações de sensibilidade na coxa, perna e pé.
Na maioria dos casos os sintomas melhoram com tratamentos de fisioterapia e com um programa de tratamento voltado para a funcionalidade normal da coluna, através de exercícios de flexibilidade e fortalecimento.
Causas
Muitas das lesões da coluna vertebral são atribuídas ao desequilíbrio muscular, à má postura, e/ou traumatismo directo. Existe uma postura correcta para qualquer movimento que realizamos, inclusive, quando estamos em posição estática. Com a correria do dia-a-dia, nem sempre é possível obedecer a todas as regras, mas ainda assim podemos ter alguns cuidados para não sobrecarregar os nossos músculos e articulações.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são dores localizadas nas regiões onde existe a lesão discal, podendo ser irradiadas para outras partes do corpo. Quando a hérnia é na coluna cervical, as dores ou as alterações de sensibilidade podem irradiar para a região superior dos ombros, para os braços, mãos e os dedos. Se a hérnia discal é lombar, as dores podem irradiar para as pernas e pés. O paciente pode também sentir formigueiro, dormência, ardência e dores na parte interna da coxa. As pessoas costumam referir que é uma “dor chata” e que não existe posição que melhore. Algumas, referem ainda que a dor piora quando vão dormir. Isto acontece porque nesse momento o corpo fica relaxado e os discos hidratam, aumentando o seu volume, e consequentemente comprimem as raízes nervosas. Nos casos mais graves, a compressão poderá causar perda de força nas pernas e até mesmo incontinência urinária.
Diagnóstico
É necessário um diagnóstico exacto e precoce, pelo que nenhum paciente deve ser submetido a qualquer tratamento antes do primeiro passo (insubstituível): a avaliação. Um especialista deve realizar todos os procedimentos para identificar o problema a ser tratado, as necessidades específicas para o quadro daquele paciente e as limitações apresentadas pelo mesmo. Uma vez realizado este passo inicial, o atendimento poderá ser direccionado ao paciente com uma maior garantia de resultados seguros através do tratamento.
Bibliografia
https://www.itcvertebral.com.br/doencas-da-coluna/hernia-de-disco
https://www.herniadedisco.com.br/espaco-dr-coluna/artigos/rotina-trabalho-prejudica-corpo/
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162010000100004
Mixter WJ, Barr JS. Rupture of intervertebral disc with involvement of the spinal canal. N Engl J Med. 1934;211:210-4.
Newsletter assinada por João Costa – Fisioterapeuta da Healthy Generation
Mais informações