
Atualmente a procura de um calçado confortável e que se adapte às necessidades individuais tem vindo a aumentar. Contudo, muitos consumidores ainda escolhem o calçado pelo design/cor e não para ir ao encontro dos seus objetivos.
Tendo em conta que uma das causas para o desenvolvimento de lesões durante as suas corridas e/ou treinos está relacionada com a escolha de calçado inapropriado, deve dar especial importância ao momento de decisão.
Sabia que existem sapatilhas específicas para cada finalidade?
Corrida: sapatilhas de corrida são concebidas com foco no movimento biomecânico da nossa marcha, dando o suporte e amortecimento necessário para caminhada e/ou corrida.
Treino: durante o treino fazemos movimentos multidirecionais, logo devemos ter um calçado que dê um maior suporte lateral ao nosso pé. Estas são mais versáteis e adaptam-se a um treino diversificado.
Segundo a ACSM, o calçado serve principalmente para protegê-lo da lesão, mas não deve fazer o seu trabalho e tirar as funções normais do pé com um exagerado amortecimento, suporte ou apoio do arco plantar. É importante referir que a estabilização principal dos seus pés deve ser feita pelas suas próprias estruturas: músculos, tendões, ligamentos e fáscias.
Assim sendo, no momento da escolha do calçado mais apropriado, não se baseie apenas na forma/tamanho do pé e tipo de passada, procure um modelo leve, neutro, e com poucos componentes extra.
O calçado deve ser um complemento de um pé estável e forte, por isso foque-se também no fortalecimento e estabilização dos seus apoios antes de calçar as sapatilhas e partir para os seus treinos/corridas.
Bons treinos!
Newsletter assinada por Tatiana Ribeiro – Fisioterapeuta da Healthy Generation
Mais informações