A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA
Depois destes primeiros meses a treinar chega o momento importante para sabermos os resultados do vosso empenho! A Avaliação Física é um importante processo no treino, no auxílio à prescrição de exercícios físicos, seja para uma vertente de saúde, rendimento ou estética. Através dela podemos identificar possíveis factores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (tabagismo, hereditariedade, alteração no colesterol, alteração do açúcar no sangue, sedentarismo, entre outros). A Avaliação Física vai ajudar a estabelecer metas para o aluno, a partir da identificação dos défices apresentados, seja para melhorar o desempenho desportivo, reduzir peso ou percentual de gordura, nunca esquecendo os objectivos referidos (e necessários) pelo aluno. TREINO DE FORÇA NA REDUÇÃO DE PESO! Sabemos que um dos grandes aliados no emagrecimento é a prática de exercício físico, que ajuda na manutenção e equilíbrio orgânico auxiliando o gasto calórico diário. Com o treino de força vamos promover um aumento da massa magra o que consequentemente auxilia na perda da percentagem de gordura, diminuindo a massa gorda. A massa muscular tem uma grande influência ao nível do metabolismo basal, a prática de exercícios com resistências e o trabalho de força muscular, favorece o aumento de massa magra e diminui os índices de gordura corporal, fazendo com que o metabolismo fique por mais tempo acelerado, levando a um gasto calórico maior, o que ajuda na perda de peso.
TREINO DE FORÇA NA CORRIDA Correr bem e sem lesões exige uma boa preparação muscular e treinos específicos para o conseguir. Se gosta de correr e quer tirar mais proveito da corrida não se esqueça das sessões de treino de força. À medida que acumula quilómetros no seu volume de treino, irá necessitar de um aumento concomitante de trabalho de reforço muscular. A importância do aumento dos níveis de força dos músculos e tendões, com o objectivo de alcançar uma maior estabilização e potência na passada dos corredores é, hoje em dia, um assunto de concordância geral. Ao longo do seu processo de treino, este trabalho fará toda a diferença entre continuar a treinar ou ter que parar o seu treino, devido a lesão. O treino de força pode ser realizado ao longo de todo o ano, permitindo que aumente e mantenha os seus níveis de força. Este trabalho adquire uma grande importância para a manutenção da postura técnica e como forma de evitar lesões.
ALIMENTAÇÃO PRÉ-TREINO A alimentação antes dos treinos é muito importante para optimizar o seu desempenho, embora precise de energia não pode ter o estômago cheio, por isso seguem-se bons conselhos alimentares para melhorar a sua performance durante o treino. Em geral, uma alimentação sólida pode ser ingerida 3 a 4 horas antes da actividade, o que permite o esvaziamento gástrico quase total, ao mesmo tempo em que diminui a sensação de fome. Recomenda-se a selecção de uma refeição de fácil digestibilidade, com predominância de carbohidratos e menor proporção de proteínas e gorduras.
É FUNDAMENTAL: - Permitir que o estômago esteja relativamente vazio antes do início da actividade;
- Prevenir ou minimizar alterações gastrintestinais;
- Ajudar a prevenir a sensação de fome;
- Garantir o fornecimento adequado de energia (carbohidratos);
- Contribuir para um estado de hidratação adequado.
|