É importante primeiro entender a diferença entre perda de peso e perda de massa gorda:
Perda de Peso
O peso total pode baixar (boas notícias na balança), mas não significa que tenha sido somente à custa de massa gorda, uma vez que podemos ter perdido também massa muscular. Normalmente acontece em programas de dietas restritivas e que não contemplam um programa de exercício físico adequado.
Perda de Massa Gorda
Diminuição de quantidade de massa gorda no nosso organismo (pode ser medida através de uma balança de bioimpedância ou de pregas adiposas). Poderá ou não, ser acompanhada de uma perda de peso, visto que com uma dieta equilibrada e um programa de exercício de força adequado, há tendência a ganhos de massa muscular e massa óssea.
Neste caso, o aumento de massa muscular, acelera o nosso metabolismo e promove uma “queima” calórica mais rápida e eficiente. Este processo origina uma diminuição de gordura, que se traduz na redução de volume corporal.
Neste imagem está representado aproximadamente 2kg de massa gorda (amarelo) e 2kg de massa muscular (vermelho). Como podemos observar, a massa muscular é bastante mais densa e ocupa menos volume que a massa gorda.
Então o que deve fazer?
Primeiro deverá ajustar a sua alimentação de forma saudável e não de uma forma restritiva. De seguida, com a ajuda de um profissional habilitado, encontrar um plano de treino de força adequado às suas características e objectivos, e segui-lo de
 forma consistente ao longo do tempo.
Newsletter assinada por Joana Ribeiro – Professora da Healthy Generation
 Mais informações

