
O HIIT (High Intensity Interval Training), é um tipo de treino cardiovascular que combina períodos curtos de exercício mais intenso, com períodos de recuperação, e pode ter a duração de 4 a 30 minutos.
Este tipo de treino, aliado a uma alimentação equilibrada, pode ajudar a perder massa gorda mais rapidamente, quando comparado com o treino cardiovascular, realizado a uma intensidade constante. Melhora também a capacidade cardiovascular, a condição física e a síntese de glicose no organismo.
Em conjunto com o treino cardiovascular de alta intensidade, pode ser combinado um treino de força, também de alta intensidade, onde podemos usar unicamente o peso do corpo e, ou, cargas externas.
O HIIT pode ser composto por 4 a 10 exercícos, os quais devem ser repetidos de 3 a 5 vezes, com períodos de tempo curtos e intensos alternados com períodos de recuperação, que podem ter o mesmo tempo (ex. 30seg. intenso + 30seg. recuperação), menor tempo (30seg. intenso + 20seg. recuperação), ou para pessoas menos condicionadas, maior tempo de recuperação (30 seg. intenso + 1min. recuperação).
O período de recuperação deve ser activo, realizando caminhada ou exercícios de menor intensidade, com o peso corporal (ex. agachamento, prancha, flexões)
Este tipo de treino não deve ser realizado mais do que 3 vezes por semana, para que o corpo não entre em fadiga, podendo ser combinado com outro tipo de treino nos restantes dias, ou simplesmente fazer desta estratégia, uma parte reduzida do treino, combinada com outro estímulo (ex. hipertrofia).
Em resumo, o HIIT é um treino rápido e eficaz na perda de massa gorda, uma vez que ajuda a acelerar o metabolismo e a queima calórica, pode ser realizado apenas com o peso do próprio corpo, por pessoas com diferentes níveis de condição física, adaptando os exercícios às necessidades de cada um.
Newsletter assinada por Rita Godinho – Professora da Healthy Generation
 Mais informações