
Nos dias de hoje, são muitas as mulheres a incluir treinos de musculação nas suas idas ao ginásio, no entanto, existem alguns mitos acerca dos efeitos da musculação nas mulheres, fazendo com que existam alguns receios e conceitos equivocados sobre este tema.
O mito de que levantar pesos e fazer musculação pode aumentar demasiado a massa muscular e até mesmo tornar o corpo da mulher “masculino”, leva a que muitas abdiquem destes treinos.
Será que quando falamos em musculação, elas pensam em halterofilismo ou outras modalidades em que as mulheres apresentam corpos excessivamente musculados?
Pesquisas apontam que essas mulheres podem apresentar níveis de testosterona acima do normal ou uma predisposição genética para o desenvolvimento muscular. Somente 6-8% da população se encaixa nessa categoria. Além disso, tenha em mente que essas mulheres não ficam assim por acidente, elas treinam bastante. Os seus 3 a 4 treinos por semana não seriam suficientes.
Se o seu receio é perder as formas femininas, saiba que, apesar de não existirem diferenças entre a massa muscular feminina e a masculina, pois contêm as mesmas células musculares e a resposta aos estímulos é igual em ambos os géneros, as mulheres têm níveis mais baixos de testosterona, pelo que o efeito da musculação no corpo das mulheres será diferente do que nos homens.
As mulheres possuem elevados níveis de estrogénio, esta hormona não permite que os músculos se tornem grandes e volumosos como no caso dos homens, que têm níveis mais altos de testosterona, o que lhes permite aumentar a massa muscular mais rapidamente.
Algumas vantagens da musculação nas mulheres, segundo o ACSM (American Collage of Sports Medicine):
- Definição muscular: A prática de musculação tonifica os músculos, contribui na redução de massa gorda e melhora a resistência muscular.
- Auxilia na prevenção de osteoporose: As mulheres precisam de fazer algum tipo de treino de força, de forma a ajudar a estabilizar a resistência óssea, que devido aos elevados níveis de estrogénio, diminui ao longo do tempo.
- Aumento da força: A musculação deixa a mulher mais forte, contribuindo para uma maior resistência no trabalho diário e possíveis momentos que exijam o uso da força.
- Fortalecimento da coluna vertebral: Promove o aumento de massa muscular em toda a musculatura da coluna vertebral reduzindo dores e lesões locais.
- Reduz a probabilidade de desenvolver diabetes: A musculação é uma das práticas benéficas, que pode ajudar a evitar o aparecimento da doença e para quem já tem diabetes, pode auxiliar no tratamento e equilíbrio da taxa de glicemia sanguínea.
- Aumenta o equilíbrio: A musculação praticada regularmente ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, bem como o desenvolvimento da consciência corporal.
Newsletter assinada por Carmen Consiglieri – Professora da Healthy Generation
Mais informações