A coluna vertebral é composta por 33 vértebras e 32 discos intervertebrais. O Disco intervertebral é um disco de cartilagem fibrosa presente entre as vértebras. São estruturas cartilaginosas que possuem o mesmo formato do corpo da vértebra. O disco intervertebral é formado por um anel fibroso e um núcleo pulposo, o que garante a absorção de impactos e a mobilidade entre as vértebras. Com o peso do corpo e da idade associados aos movimentos repetitivos e às más posturas do dia-a-dia, os discos intervertebrais podem não aguentar o esforço a que estão sujeitos. É então que surgem as hérnias discais, a lesão mais grave e frequente.
|
Da coluna saem raízes nervosas que se distribuem pelo corpo. Quando o anel do disco intervertebral se rompe, permite a saída da parte do núcleo.
As hérnias discais acontecem quando a camada interna se projecta para fora rompendo completamente a camada externa.
|
O tratamento tem por objectivo restabelecer o equilibrio da coluna vertebral, bem como a diminuição da dor do paciente.
Em casos mais graves será necessário o recurso à cirurgia.
Fisioterapia e Exercício Físico
Para além dos meios físicos que permitem o alivio das dores (aplicação de corrente analgésica, aplicação de ultra-som, calor, massagem, entre outros), o tratamento da hérnia discal deve ser acompanhado de exercício físico específico para este tipo de lesão sendo que deverá ser sempre acompanhado por um Fisioterapeuta ou Personal Trainer (devidamente habilitados para o exercício da profissão).
Exercícios para o tratamento:
- Devem-se evitar exercícios que provoquem dôr.
- Realizar exercícios de extensão de coluna passiva;
- Corrigir desalinhamento postural (incluindo qualquer desvio lateral);
- Realizar exercícios de fortalecimento para os músculos abdominais e extensores da coluna. Estes músculos são os responsáveis pela sustentação e equilibro da coluna. Assim, quanto mais fortes e maior estabilidade promoverem, menor a solicitação dos discos intervertebrais.
- Acrescentar exercícios de flexão após ter ocorrido desaparecimento das dores.