Ao longo da vida um cada vez maior número de pessoas já experienciou um qualquer tipo de dor no ombro, sendo frequentes queixas como as de que não consegue dormir sobre um lado do corpo porque senão acorda a meio da noite, ou de que não consegue segurar a carteira por muito tempo, ou de que sente uma dor forte e aguda no ombro quando eleva o braço de forma repentina. Estima-se que existam actualmente cerca de 20-30% de pessoas que sofrem de dores no ombro, padecendo ou de tendinites, bursites ou roturas musculares na coifa dos rotadores. Para que não figure nesta percentagem de pessoas com sintomatologia dolorosa adopte alguns cuidados e o seu ombro agradecer-lhe-á!
1. Procure distribuir o peso das compras, da mochila ou do portátil de forma equitativa pelos dois braços. Um estudo recente da marca Crowne Plaza Hotels & Resorts refere que 57% dos utilizadores de portáteis sofrem de uma doença identificada como “ombro do portátil”, causada pelo transporte contínuo de computadores portáteis.
3. Evite a existência ou o pronunciar de desequilíbrios musculares, com excesso de força dos rotadores internos do ombro relativamente aos externos. Quantas vezes não assistimos ao treino e ao desenvolvimento de exuberantes massas musculares do grande peitoral, um potente rotador interno, enquanto não se realiza um qualquer trabalho compensatório dos músculos rotadores externos do ombro?
5. Reforce os músculos da coifa dos rotadores e músculos estabilizadores da omoplata. 6. Na sala de musculação tenha atenção à realização técnica de alguns exercícios: supino (não é necessário levar a barra ao peito), puxador dorsal (neste exercício não deverá levar o puxador à nuca, mas sim ao peito) e elevações laterais (não abduzir os braços acima do plano do ombro).
|
|
|
Tipo de lesões mais comuns A maioria das pessoas experiência o aparecimento de uma dor forte e aguda no ombro. Está muitas vezes relacionada com actividades vigorosas repetidas ou traumas, como o pintar, lançar, ou cair sobre o ombro. Este tipo de dor é geralmente catalogado como tendinite ou bursite. A pessoa poderá sentir dor quando deitada sobre o lado afectado, quando tenta alcançar um objecto acima da cabeça ou quando tenta levar a mão atrás das costas. Por sua vez, uma rotura da coifa dos rotadores já se apresenta de forma diferente. Ás dores já descritas associa-se uma incapacidade de elevar eficazmente o braço (para elevar o braço a pessoa eleva o trapézio superior para auxiliar no movimento), uma perda de força e muitas vezes “dor nocturna”. Apresenta-se de seguida as lesões no ombro mais comuns e seus sinais e sintomas associados.
|
Newsletter assinada por Rodrigo Ruivo |
Relacionados




4. Alongue o grande peitoral e o pequeno peitoral sempre que estes músculos se verifiquem encurtados. O seu encurtamento é um dos principais responsáveis pela postura arredondada dos ombros.







